Huayna Potosi - 6.088 metros - Ander Paz Huayna Potosi - 6.088 metros - Ander Paz

Huayna Potosi com 6.088 metros de altitude, faz parte da Cordilheira dos Andes e está situado a 25 km de La Paz na Bolivia, une a linha...

Huayna Potosi - 6.088 metros




Huayna Potosi com 6.088 metros de altitude, faz parte da Cordilheira dos Andes e está situado a 25 km de La Paz na Bolivia, une a linha da Cordillera Real ao maciço de Mamacora Taquesi e do Condoriri.

Depois de realizar a travessia Condoriri e percorrer alguns cumes mais baixos como o Pico Áustria (5.270 metros), cheguei ao Refugio Huayna Potosi que está a 4.700 metros de altitude ao lado da barragem da Represa Zongo que é abastecida com águas de degelo para geração de energia elétrica.



Saindo do refúgio, atravessando a represa pela barragem e seguindo por uma trilha bem marcada em direção a uma notável crista de rocha à direita do Glaciar Velho, até chegar em Las Rocas com sua altitude em 5.200 metros as margens do Glaciar onde recebe o nome de Campo Alto.
Base para realizar o ataque ao cume onde existe a opção de acampar ou ficar em uns alojamentos do tipo iglu, toda água nesse ponto é por derretimento do gelo.

Percurso realizado de cargueira e sem a necessidade de estar equipado com bota dupla e crampons, boa parte percorrida por rochas e apenas no trecho final sobre o gelo já quase chegando em Las Rocas.
Ganho de 500 metros de altimetria e com menos de 2,5km de extenção, mas com grande inclinação e praticamente todo o percurso percorrido acima dos 5 mil metros onde muitos começam a ter grandes problemas para respirar devido a diminuição do oxigênio.

No meio desse trajeto existe uma taxa de pedágio (el peaje Chola), que é uma cabana feita de rochas onde tinha uma pessoa para cobrar a taxa, paguei 20 pesos Bolivianos.





O ataque ao cume foi realizado pela trilha normal na Face Leste, com início por volta das 1:10h da manhã e chegada ao cume um pouco antes do Sol nascer, perto de 6h da manhã.

A temperatura daquela madrugada marcou entorno de -23º gruas, mas a sensação acredito que era até maior por conta do vento que pegamos, principalmente quando chegamos no colo um pouco antes de chegarmos na crista que antecede o cume.

Apesar do nascer com um pouco de nuvens, foi incrível e a vista é magnifica, algo completamente diferente ainda mais por ser minha primeira montanha acima de 6 mil metros que realizei.


O percurso total até o cume é entorno de 5,8 quilômetros, com o aclive de 1.379 metros e um declive de 15 metros.
A decida foi feita pela mesma rota logo após ver o sol nascer, chegamos até o Campo Alto onde descasamos alguns minutos e logo em seguida baixamos sentido a represa até a base do Huayna Potosi, onde retornei para La Paz no final da tarde.



Um comentário: