Travessia Alpha-Ômega - Ander Paz Travessia Alpha-Ômega - Ander Paz

A travessia Alpha-Ômega foi idealizada na década de 60 pelo lendário montanhista paranaense Vitamina (Henrique Schmidlin) e recebe este...

Travessia Alpha-Ômega




A travessia Alpha-Ômega foi idealizada na década de 60 pelo lendário montanhista paranaense Vitamina (Henrique Schmidlin) e recebe este nome por percorrer a Serra do Marumbi de extremo Sul ao Norte ou inversamente.

Iniciando no Morro do Canal e terminando no Conjunto Marumbi, cujo ponto mais alto, o Olimpo, foi atingido em 21 de agosto de 1879, o que para muitos marca o início do montanhismo no Brasil.

Totaliza cerca de 20 km, passa por pelo menos 14 cumes, tendo a possibilidade de ultrapassar mais de 20 cumes percorrido e normente é realizado entre 2 a 4 dias.
Travessia que apesar da pouca distância é dificultada pela altimetria, terreno e principalmente navegação por não conter marcações fixas, é proibido por respeito ético o uso de facão e sinalização.

Como o próprio Vitamina conta é uma aventura de navegação onde você percorre uma área de Floresta Atlântica, aos montanhistas que conclui essa travessia tem a possibilidade de ganhar um diploma que antigamente era uma medalha e hoje é representado por um certificado entregue em mãos pelo próprio Vitamina.

Com o passar do tempo surgiu uma variante que serve como atalho e recebe o nome de FreeWay, se inicia na Estação Marumbi e segue pela Trilha Pau do Maneco até o Vale dos Ovos e liga diretamente o Morro do Pelado.
Percorrendo essa variante a travessia diminui para cerca de 15 Km e passa por pelo menos 9 Cumes.

Fotos da travessia realizada no ano de 2017 pela variante Freway e 2018 pelo seu trajeto tradicional no sentido inverso, iniciando pela Estação Marumbi.
Nessa oportunidade estava realizando a Travessia Alpha Crucis, para mais detalhes dessa travessia no link abaixo:

Alpha Crucis - 61 Cumes, 3 Serras e 10 dias


Percurso




0 comentários: