Travessia Bolinha – Marco 22 - Ander Paz Travessia Bolinha – Marco 22 - Ander Paz

Também conhecida como Ciririca – Graciosa ou Terra Boa - Marco 22. Inicia na fazenda do Bolinha que está localizada em Campina Gra...

Travessia Bolinha – Marco 22



Também conhecida como Ciririca – Graciosa ou Terra Boa - Marco 22.

Inicia na fazenda do Bolinha que está localizada em Campina Grande do Sul no bairro Terra Boa e termina no Marco 22 que está localizado na estrada da Graciosa no km 22, sentido Morretes.

Existe duas variantes, por baixo que consiste em sair da fazenda do Bolinha partindo direto para o Ciririca passando pelo Morro do Cedro e Cachoeira do Professor ou por cima que segue sentido o Camapuã e logo em seguida passa pelo Tucum, Siri e Luar antes de chegar ao Ciririca.

Do Ciririca segue pela face Sul descendo por uma trilha com grande inclinação, escorregadia e com quiçaça, até chegar nos campos do Colina Verde onde dá acesso aos Agudos da Lontra, Cotia e Cuíca.

Após o Colina Verde em alguns metros você chega a um pequeno rio morto e a partir daí começa a caminhada praticamente toda feita pelo leito de rios, caminha por um afluente até chegar a um rio grande e com belas rochas que recebe o nome de Forquilha.

Percorre esse rio por 40 minutos ou mais dependendo do ritmo, até chegar a uma curva com uma picada a esquerda, onde devemos abandonar o leito e seguir pela trilha por uma distância pequena com menos de um 1Km, até chegar a Garganta 235 que está localizado no fundo do vale entre o Tangara e Cotoxós.


Após a Garganta segue por trilha em direção a nascente do Mãe Catira e a partir daí começa novamente a jornada pelos rios, mas dessa vez em sua maioria, cruzamos seus leitos até chegar ao Dique de Diabásio e em alguns metros o Salto Mão Catira também chamada de Cachoeira da Santa, após a cachoeira e aproximadamente 7 Km e meio chega ao final da travessia exatamente no Marco 22 da estrada da Graciosa.

Fotos da travessia realizada no ano de 2016 por baixo, 2017 por cima e 2018 com um trajeto sem vir da fazenda do bolinha, nessa oportunidade estava realizando a Travessia Alpha Crucis, para mais detalhes dessa travessia no link abaixo:

Alpha Crucis - 61 Cumes, 3 Serra e 10 dias

Percurso





0 comentários: